A cirurgia ortognática é um processo cirúrgico realizado para a correção da posição dos maxilares.
O objetivo desta cirurgia é a correção de anomalias dentofaciais, que podem ocasionar outros distúrbios nomeadamente a disfunção temporomandibular, apneia obstrutiva do sono (SAOS), problemas da respiração ou dificuldades na mastigação.
Este procedimento permite restaurar e otimizar as funções faciais e mastigatórias, bem como corrigir as alterações estéticas.
Quando após a avaliação por um Médico Dentista de Ortodontia se conclui que o tratamento ortodôntico não é suficiente para corrigir a discrepâncias de mordida ou de posicionamento dos maxilares a cirurgia ortognática é o procedimento necessário.
O Cirurgião Maxilofacial e o Médico Dentista iniciam então um trabalho de equipa onde articulam e realizam o planeamento de todo o processo para que o resultado final seja o esperado.
Existem vários protocolos e opções consoante cada caso clínico, habitualmente é necessário o tratamento ser inciado com o uso de aparelho ortodôntico (convencional ou alinhadores invisíveis) para corrigir a posição dos dentes antes de realizar a correção cirúrgica da parte óssea. Em certos casos é possível realizar primeiro a cirurgia (Cirurgia Ortognática – Surgery First) sendo o alinhamento dentário posterior.
Em casos mais ligeiros o resultado final pode ser obtido apenas através do reposicionamento de um dos maxilares (maxilar superior ou mandibula – Cirurgia Ortognática Monomaxilar), noutras casos é nessário proceder-se ao reposicionamento de ambos os maxilares (Cirurgia Ortognática Bimaxilar). A mentoplatia por vezes é necessária para que o resultado estético seja satisfatório ou mesmo para casos em que há necessidade de alargamento da via aérea.
Para defeitos transversais do maxilar superior (mordidas cruzadas) por vezes é necessário realizar uma disjunção maxilar cirurgicamente assistida (SARME) para complementar o tratamento ortodôntico.
Na Facial Clinic Porto todas as cirúrgias ortognáticas são programadas através e planeamento digital com impressão 3D de férulas cirúrgicas onde estão planeados todos os movimentos dos maxilares.
Existem vários tipos de soluções na Cirurgia Maxilofacia, assim sendo, poderá ver aquele que mais se adapta ao que procura.
Os casos de Cirurgia Ortognática necessitam de uma correta avaliação para diagnóstico e orçamento.
O orçamento final é composto por 2 secções.
O valor do tratamento ortodôntico realizado pela Dra. Maria Inês Correia e o valor do procedimento cirúrgico realizado pela nossa equipa de Cirurgiões Maxilofaciais (Dra. Lígia Castelhano Coelho e Dr. Manuel Rodrigues de Sousa).
Para referência o valor da cirurgia ortognática bimaxilar com todas as despesas hospitalares e de seguimento (excluindo o tratamento ortodôntico) é de aproximadamente 12.500€.
Preencha o formulário para fazer o seu pedido de consulta, a nossa equipa irá entrar em contacto o mais brevemente possível e agendaremos uma consulta de avaliação para encontrar a melhor solução para a sua condição.